No texto "A linguagem hipermidiática ", há dois conceitos, denominados como hipertexto e hipermídia.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Hipermidia é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário,se usufruindo do computador.Hoje em dia, com a internet e recursos audiovisuais avançados, fica mais fácil se utilizar dessa linguagem, que antigamente era limitada pelos meios – exemplo: impresso, que não permite sons; ou rádio, que não permite visualização de nada e a partir dela, transmitir informação com mais integração e dinamismo.
Um exemplo de linguagem hipermidiática é o programa reality show da Globo, Big Brother Brasil, no qual ele interagi com os telespectadores, e os diretores controlam a própria navegação com uma acesso simultâneo de textos, imagens e sons de modo interativo e não linear.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário