Hoje irei comentar sobre o texto que o professor Eric Messa nos deu. Ele fala de como a imagem é importante para nosso aprendizado, podendo entendermos mais uma imagem, do que um texto de varias paginas.
Segundo Marshall Mcluhan, a imagem é capaz de construir um conteúdo plurisensorial, sendo possível juntar em uma só, as três matrizes (verbal, visual e sonora). Ele dita a hipermídia é uma linguagem que oferece os recursos adicionais à imagem para potencializar a expressividade dos aspectos sensíveis.
A imagem sensível poderia ser o que produz uma impressão emocional,mas essa emoção pode ser adquirida muito antes de você realmente identificar o que é essa imagem em si. Muitos de vocês sabem sobre a fenomenologia de Charles S. Peirce, a qual nos mostra as categorias universais para o reconhecimento de algo, porém, é algo que não percebemos ao ver qualquer imagem no dia-a-dia.Charles Pierce, quem estudos os signos da imagem, dividiu o signo em três fases.A primeira delas é a primeiridade em que é a impressão imediata ao entrar em contato com o signo. Outra fase é a Secundidade em que é feita uma relação entre o signo e algo que do passado que está presente na sua consciência. Já ultima fase, a Terceiridade, é a definição do signo.
Portanto quando uma imagem deixa de ser apenas uma ilustração qualquer e expressa uma sensibilidade, passa a ser chamada de Hiperimagem. Esta, consegue nos tocar antes mesmo de ser compreendida na sua totalidade e nos chama a atenção para o que ainda está por vir, além de exigir uma reflexão.
Espero que tenham entendido bem! Até a próxima!
quinta-feira, 18 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário