Olá pessoal,
Novo relatório do Gartner aponta um dado inédito: o segmento que mais cresce na indústria mobile é a venda de smatphones. Esse ano a venda mundial de telefones com acesso a internet, teclado QUERTY e funções multimídia, alcançou a marca de 40 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 27%. Somado a isso a venda de aparelhos celulares comuns teve queda de 6,1%em relação ao ano anterior.
Acreditam que essa é a tendência natural. Todos buscam a convergência de mídias, acesso a internet em qualquer lugar com a comodidade de um teclado QUERTY, uma boa câmera, aplicativos interessantes. Uma nova geração hiperconectada e multi tarefa, pessoas que compartilham e vivem a vida digital. Como já apontamos essa será uma tendência ainda mais forte América Latina.
Apesar da notícia positiva, não foram todos os fabricantes de celulares que tiveram bons resultados com o aumento da venda de smartphones. “Aparelhos com touchscreen e teclados QUERTY foram os grandes substitutos de receita para boa parte dos fabricantes. De qualquer forma a queda no ASP (Preço médio de venda) que foi acelerada no início do ano, prejudicando particularmente fabricantes focados em aparelhos pouco funcionais, que já possuem margem de lucro reduzidas”, afirma Carolina Milanesi, diretora de pesquisa do Gartner.
A movimentação do mercado mostra que cada ano que passa ira aumentar a alta competitividade. Nokia, RIM e Apple irão aperfeiçoar seus produtos e buscar mais mercado para garantir a permanência como as três maiores com participação no mercado de smarthpones, respectivamente. Em especial a Nokia que não teve vendas expressivas do N97, já que desde o lançamento do aparelho em Junho, foram vendidos apenas 500,000 unidades. Se compararmos com a primeira semana do iPhone 3GS, na qual foi vendido um milhão de dispositivos, a diferença é brutal.
Portanto, Milanesi diz que as operadores irão começar a subsidiar esses dispositivos, o que significa menor espaço para o subsídio de aparelhos, que pressionará os fabricantes a conseguir o melhor produto possível com o preço mais competitivo.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
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