O estudo é do Reino Unido. Durante seis meses Sadie Plant, fundadora da Unidade para o Estudo da Cultura Cibernética na Universidade de Warwick, reuniu dados de centenas de usuários de telefone celular nas maiores cidades do mundo, como Londres, Tóquio, Pequim e Chicago. Então descobriu que o uso constante de teclados (no computador, no celular, videogames) causou uma mudança nos polegares dos menores de 25 anos, cujos dedos passaram a ter maior musculatura e habilidade. Isso se verifica mais ainda no Japão, onde os jovens se denominam "oya yubi sedai", ou a "tribo do polegar". A relação entre a tecnologia e seus usuários é mútua: nós estamos mudando uns aos outros. Descobrir que a geração mais jovem começou a usar seus polegares de maneira totalmente diferente, e os utiliza instintivamente onde os demais recorrem ao indicador é muita mudança no mundo.
Mas as mudanças da tecnologia não acabam por ai, não existe nada mais irritante que ficar sem celular no meio do dia porque a bateria “morreu”, e bem na hora daquela chamada importante! Ou melhor, existe sim: não poder recarregá-la porque não há uma tomada por perto, ou porque você esqueceu o carregador em casa. O S312, da ZTE, resolveu este incômodo da vida moderna de uma forma ecologicamente correta: energia solar.
O aparelho tem um painel solar na traseira, capaz de recarregar a bateria quando exposto ao sol por um período entre uma ou duas horas. Com uma carga completa, ele tem autonomia de bateria de seis horas em conversação, mas é um aparelho bem simples, para a população de baixa renda ou que não tem acesso confiável à energia elétrica, estimado em 1,6 bilhão de pessoas, e o preço estimado é de 199 reais.
Bom por hoje é isso, até semana que vem!
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário